sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PARTILHAS MESMO, MESMO ESPECIAIS...

Hoje apetece-me partilhar uma poesia do escritor/poeta que muito admiro Hugo Santos por retratar uma escola de sonhos.

EU AINDA TENHO SONHOS (Só o título é meu)

Tive um sonho: uma escola sem horários, aberta de manhã à noite, com paredes forradas de pássaros e de sonhos e com bolas de sabão voando por dentro do coração das palavras e dos números…

Tive um sonho: uma escola debruçada para o país que somos e para o país que temos, para que professores e alunos aprendam todos os dias onde descansam os vales, vigiam as serras e o coração das coisas adormece no lugar exacto em que as emoções e os prodígios se confundem.

Tive um sonho: uma escola com uma floresta crescendo por dentro das salas, alcatifada de nenúfares, com a luz a bater nas folhas das palavras e os frutos crescendo sobre as pequeninas mãos entreabertas.

Tive um sonho: uma escola que diga: “ Aqui é a tua casa. Entra”. E, ao entrar, nos apercebamos que aquela é a nossa casa e que, para lá dela, todas as casas nos pertencem.

Tive um sonho: uma escola onde ensinar e aprender sejam sinónimos e não se saiba nunca o suficiente para nos congratularmos com o êxtase da sabedoria.

Tive um sonho: e por dentro do sonho uma casa, uma escola, um regato de peixes prateados. E o SOL, grande, de mil cores, dos desenhos das crianças, a pousar-nos nas mãos enternecidas…

Hugo Santos
In 2º Diário de Frequências

2 comentários:

  1. Boa tarde...
    Parabens pelo teu trabalho...
    Espero que o teu sonho se torne realidade e que consigamos que as nossas crianças também sonhem em grande... e possam aspirar a um futuro melhor onde as opurtunidades sejam iguais para todos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Gabi
    É sempre maravilhoso ver as crianças, a crescer de forma natural e salutar. Mas ainda é melhor ver, quem se preocupa com esse crescer e investe todo o seu profissionalismo nessa causa.
    Parabens pela iniciativa e pelo trabalho que desenvolves. Um dia, as crianças de hoje agradecer-te-ão.
    Micaela

    ResponderEliminar