sexta-feira, 12 de março de 2010

Aprendemos muito sobre patos

Os patos são aves que além de voarem gostam muito de nadar também. Por isso têm patas curtas com membranas. A membrana é uma pele entre os dedos que os ajuda a moverem-se dentro de água e que os fazem nadar muito depressa. Mas ficam muito trapalhões e desajeitados a andar em terra!
Os seus bicos também não são iguais aos das outras aves que não são aquáticas. É espalmado e comprido, dando-lhe um aspecto divertido.
A maior parte dos patos gosta de viver em água doce, alimentando-se de invertebrados (insectos, minhocas e bichinhos do género) e de matéria vegetal (ervas e plantas).
Apesar de todos gostarem de água, existem alguns patos que preferem alimentar-se à superfície e outros que mergulham para irem buscar os alimentos.
Uma espécie de patos comum na Europa e na América do Norte tem o bico amarelo e a cabeça é verde, o peito castanho e o resto do corpo cinzento. Mas este é o macho. A fêmea tem o corpo em vários tons de castanho e o bico mais escuro.
Existem muitas outras espécies de pato. Mais claros, mais escuros, maiores e mais pequenos. Mas onde se nota mais a diferença é nos seus bicos.
Por exemplo, há um pato que tem o bico largo em forma de colher que serve para retirar os insectos da água.
Os patos foi domesticados pelo Homem há muitos milhares de anos. Usam-no pelos seus ovos, pelas suas penas e plumas quentinhas, e também pela sua carne saborosa.
Infelizmente, o pato selvagem é um alvo de caça muito procurado

4 comentários:

  1. Fantástico, este trabalho.
    Parabéns
    Luz

    ResponderEliminar
  2. É assim mesmo!
    Parabéns pelas aprendizagens importantes e significativas que fizeram.
    E os vossos patos estão o máximo!

    Bjs, Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar
  3. Queria simplesmente dar os parabéns à Gabriela por através deste blogue me permitir estando eu por exemplo agora na Holanda poder ver a minha filha na escola e alguns jogos e brincadeiras que fazem no jardim.
    Obrigado
    O pai da Matilde
    Aristides

    ResponderEliminar
  4. Fico muito feliz por lhe permitir isso. Sei que é muito dificil estar longe e não poder estar ao pé delas todos os dias. Desta forma, partilhando estas pequenas/enormes coisas estaremos de certo a contribuir para que a distância não seja tão grande. Nesta altura em que tanto se fala "Do Pai" prometo-lhe mostrar em primeira mão as lembranças que a Matilde tem preparadas para si. Bom trabalho e muita saúde
    Gabriela

    ResponderEliminar