quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A magia de Oureana




Hoje tivémos duas surpresas. Logo de manhã a Andreia e a Bélita da Biblioteca Oureana fizeram-nos uma visita e contaram-nos uma linda história " A magia de Oureana". Esta lenda passou-se no tempo de D. Afonso Henriques quando um cavaleiro (Gonçalo Hermingues) conquistou o castelo de "Abdegas" e fez prisioneira a princesa moura chamada Fátima por quem depois se apaixonou. Esta princesa também se apaixonou por este cavaleiro e converteu-se ao cristianismo para casar com D. Gonçalo. Foi batizada com o nome de Oureana. Por essa altura "Abdegas" passou a ser chamada Ourém. Mas passados alguns anos Oureana ficou tão triste com saudades da sua família que um dia desapareceu e D. Gonçalo nunca mais a viu. Sabem porquê? Oureana trnsformou-se numa fada que ainda hoje vive na Biblioteca Oureana e mais o Senhor Mocho. São eles que guadam todos os livros da biblioteca e de noite arrumam-nos nas prateleiras. Também são eles que escolhem os livros da maleta que vêem para os Jardins de infância, para nós levar-mos para casa. Nós gostámos muito de conhecer esta história.
A outra surpresa aconteceu à tarde. Finalmente conhecemos o João Pedro, o bébé da Sandra que nasceu no dia 16. Ele é muito pequenino e estava só a dormir mas foi muito bom conhecê-lo a sério (já tínhamos visto uma fotografia dele) e ver como ele é. Agora queremos que ele cresça cheio de saúde e nos faça muitas visitas.

1 comentário:

  1. Que sorte que a Oureana vive aí! Nós gostamos muito dela e até já vimos a sua história em Power point. Se a virem podem dar-lhe um beijinho nosso?
    Luz e amigos de Valejas

    ResponderEliminar